Controle do orçamento familiar: por que você deve fazer?

October 01, 2018

Controle do orçamento familiar: por que você deve fazer?

Saber economizar não é das tarefas mais fáceis. Mas quando criamos metas, seja para a viagem dos sonhos, reformar a casa ou pagar a escola dos filhos, estamos criando meios concretos para juntar dinheiro e fazer a coisa acontecer.

Neste caso, organização é a palavra de ordem. Sabia que muita gente não tem uma noção exata da quantia que tem na conta para gastos pessoais? Ou seja, a renda líquida, o valor que sobra depois que são descontados o INSS e outros impostos, por exemplo.

Primeiros passos do orçamento familiar

O primeiro passo para começar a organizar o orçamento é saber exatamente qual a sua renda líquida mensal e registrar as despesas que surgem ao longo do mês.

Para que o controle ocorra direitinho, é importante separar as despesas em fixas e variáveis. As despesas fixas são aquelas que ocorrem todo mês, como aluguel, escola, seguro do carro, etc. Já as despesas variáveis, como o nome diz, variam de acordo com a frequência de consumo ou são gastos que não ocorrem todo mês. Podemos citar como exemplo de despesas variáveis lazer, viagem e roupas.

Esse é um bom começo para economizar de maneira eficiente. Mas é claro que não é só isso, mudanças de atitudes e novos hábitos devem entrar na sua rotina.

Temos um checklist que pode ajudar você a descobrir se tem o controle do seu orçamento familiar. Queremos te ajudar a juntar uma graninha e comprar aquilo que você tanto deseja. Quer saber se você é bom nisso? Clique abaixo e confira!

baixar